A gestação é um período sublime na vida da mulher e merece, portanto, todo cuidado e atenção desde a sua concepção até o momento do nascimento. Para tanto, as gestantes devem realizar o seu pré-natal mensamente, assim como exames laboratoriais e de imagem, a fim de preservar a sua saúde e a do seu bebê.

Veja algumas dicas que são imprescindíveis para o bem estar da mãe durante o período gestacional. Clique nas linhas a baixo para ver as dicas.

Comer frutas, legumes e verduras, evitar alimentos ricos em gordura e sal. A gestante sempre deve ter o cuidado de dispor de algum lanche na bolsa e fazer suas refeições a cada 3 horas, aproximadamente.
Usar preferencialmente roupas leves e confortáveis.
Fazer uso do filtro solar para evitar o aparecimento ou agravamento das manchas na gravidez, use no minimo FPS 30.
Evitar dormir na posição de barriga para cima, pois essa posição pode prejudicar a circulação da mãe e do bebê, dando preferência, portanto, a posição do lado esquerdo com apoio de almofadas entre as pernas e embaixo da barriga.
Tomar sol nas mamas de 10 a 15 minutos por dia para tornar o tecido da mama resistente no momento da amamentação.
É importante para gestante manter sua saúde emocional equilibrada, evitando situações estressantes e maior controle da ansiedade, pois isso beneficiará o bebê durante o crescimento intrauterino.

A partir da 32º semana de gestação, a gestante deverá deixar arrumados os itens necessários dela e do bebê para serem levados para a maternidade no dia do parto, lembrando que as roupas deverão ser lavadas com sabão neutro ou de coco e passadas a ferro.

No final da gestação, a grávida começa a sentir contrações uterinas que iniciam a partir do oitavo mês, aproximadamente, porém ainda não são as contrações verdadeiras de parto, apenas um ensaio do útero para o momento tão sublime que é o nascimento. Mas, existem alguns sinais que são indícios de trabalho de parto como contrações uterinas ritmadas, onde o intervalo entre as mesmas diminui e a intensidade da dor aumenta, liberação do tampão mucoso e rompimento da bolsa amniótica. Havendo a ocorrência deste ultimo o rompimento da bolsa, a gestante deverá procurar uma maternidade mais próxima o mais breve possível.